sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Retrospectiva 2015

Parece inacreditável, mas 2015 já foi. Um ano que parecia somente mais um do século XXI, contudo, já começou bem agitado politicamente e economicamente no Brasil e sob forte ameaça terrorista no mundo. Vamos relembrar os principais acontecimentos nacionais e internacionais. Relembrar bons e maus momentos e tomar estes como base para planejarmos um 2016 melhor ainda. Para mim, para você, para o Brasil e para o mundo.
Logo em janeiro, no dia 1º, começa o Segundo Mandato da Dilma Rousseff no Brasil. Infelizmente, mudando de país, no dia 7 de janeiro, uma série de atentados terroristas ao jornal francês Charlie Hebdo deixa a França e o mundo receoso em relação ao novo ano.
Já em março, o Brasil solta o grito pedindo reformas e o fim da corrupção no Governo Dilma Rousseff.
Um fato marcante, entre dois antigos rivais, Barack Obama e Raúl Castro, reúnem-se buscando o fim do embargo entre Estados Unidos e Cuba.
Retornando ao Brasil, em agosto, parte do país parou para vaias, gritos e “paneladas”, durante um programa eleitoral do PT, em redes de rádios e televisões, onde Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula apareciam. Dez dias depois, mais manifestações ocorrem, desta vez, pedindo a saída da presidente por impeachment, cassação ou renúncia.
Vida em outro planeta? Talvez sim! Em setembro, a NASA anunciou a descoberta de água em estado líquido no planeta Marte.
Erro humano? Acidente? Meio ambiente e destruição. No dia 5 de novembro, ocorreu o rompimento da barragem de mineração na cidade de Mariana (MG), causando mortes e poluição de rios, mares, solo, ar por diversos metais tóxicos.
Início de uma nova grande guerra? No dia 13 de novembro, o mundo se sensibilizou ao ver a série de ataques terroristas, reivindicados pelo Estado Islâmico em retaliação aos ataques franceses na Síria, deixa centenas de mortos e o mundo mais entristecido.
Impeachment no Brasil? Em dezembro é aprovada pela Câmara de Deputados do Brasil, o pedido de Impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Arma biológica? O Brasil viu mais de mil crianças nascerem com microcefalia em menos de dois meses. Esse número preocupa líderes políticos e a medicina também. Qual será o futuro do país se esse número continuar crescendo? Uma população economicamente inativa? Balança comercial desequilibrada?
Além de violência, manifestações, descobertas, em 2015, não mais diferente dos outros, sentimos a perda de muitas pessoas importantes para televisão, cinema, música... Entre eles podemos citar: Marília Pêra (72), Leonard Nimoy (83), Vital Dias (55), José Rico (83), Jorge Loredo (89), Vicente Paulo Torquato (69) e outras lendas da cultura mundial.
Foi um ano marcante, em todos os ângulos que enxerguemos. Espero que o ano de 2016 seja melhor para todos. Que todos os votos de amor e paz sejam feitos não só para nossos entes, mas também para o mundo. Que decisões importantes sejam tomadas. Sejamos mais unidos, mais gentis, mais educados, mais pacíficos, mais amorosos, mais irmãos e não mais que tudo, sejamos mais humanos e não máquinas. Um feliz ano novo, cheio de mais sucesso, crescimento, boas vibrações, sonhos, metas, realizações, esperança.
                                              
                                                        Por: Maria Eduarda Andrade Souza (2015)



Bom, meus amores, esse é o nosso post de despedida de 2015, porque agora só vamos estar pertinho novamente em fevereiro. Boas férias, boas festas e um início de ano maravilhoso para vocês. Um beijão e até fevereiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário