domingo, 15 de maio de 2016

Revisão de História- Império Romano- ENEM 2016

Opa galera, tudo na paz? Então, para fechar Roma, trago a parte de Império Romano. Último assunto de História Antiga ou Antiguidade. Espero que seja útil e que vocês gostem. Qualquer dúvida já sabem onde me encontrar. Bons estudos, beijão.

Império Romano (27 a.C.- 476 d.C.)
O Império Romano foi dividido em duas partes:
1- Alto Império: que representou os tempos de apogeu, de crescimento. Estendeu-se do século I a.C. até o século III d.C. ;
2- Baixo Império: que representou os tempos de decadência, de crise. Prolongou-se do século III d.C. até o século V d.C.

Ø  Alto Império:
Representava uma grande estabilidade política. Este período ficou conhecido também como “Século de Otávio”.
Foi também nessa fase que a política do “Pão e Circo” consolidou-se.
Durante o Alto Império surgem algumas dinastias, entre elas:
I.             Dinastia Júlio-Claudiana:
Foi a dinastia que sucedeu a Otávio. Foi marcada por disputas pelo poder e por algumas ações consideradas imortais.
1º Tibério Cláudio- caiu no desgosto do povo por ter assassinado um popular general;
2º Calígula- ficou conhecido por seu despotismo. Chegou a nomear seu cavalo como cônsul. Foi assassinado pela guarda pretoriana;
3º Nero- passou a perseguir cristãos e judeus, por contestarem a teocracia. Incendiou Roma com o objetivo de reconstruí-la. Mandou matar a mãe, esposas e irmão. Por fim, pediu que um de seus escravos o matasse.

II.           Dinastia dos Flavianos (Flávios):
1º Vespasiano- usou grande número de proletários na construção de grandes obras, como o Anfiteatro Flaviano (Coliseu);
2º Tito





III.         Dinastia dos Antoninos:
Houve, novamente, estabilidade e prosperidade para as classes dominantes.
1º Nerva
2º Trajano- aumentou a arrecadação de impostos, incentivou a agricultura e fez com que o Império Romano chegasse ao auge de sua expansão territorial;
3º Adriano e Antonio Pio- mantiveram o território seguro e em paz;
4º Marco Aurélio- passou grande parte de seu reinado enfrentando as invasões bárbaras.

IV.         Dinastia dos Severos:
Não conseguiu conter o início da decadência do Império.
1º Caracala- promulgou o Édito de Caracala (212), estendendo a cidadania romana a todos os habitantes livres do Império. O que contribuiu para a Crise do Escravismo, porque assim, não se poderia escravizar os “romanos”, agora. Durante seu governo, iniciaram as invasões bárbaras pacíficas; que foram as entradas de bárbaros nas Instituições Romanas.

Ø  Baixo Império:
O Império Romano já estava grande o suficiente e o imperador já encontrava “dificuldades” para administrar algo tão grande. Por isso, Trajano chegou ao ponto máximo, ao limite de extensão territorial. Sem conquistas o fluxo de escravos diminuiu consideravelmente e o Império começou a ficar sem mão de obra.
Com isso, no governo do Imperador Constantino, surgiu a Lei do Colonato, que trouxe consigo a servidão. Como consequência, ocorreu o êxodo urbano; pois as pessoas estavam sem trabalho, comida, casa nas cidades e no campo elas teriam tudo isso, por isso foram para lá.
Com isso, o Império percebeu que estava perdendo poder e resolveu que tinha que fazer alguma coisa e houveram diversas tentativas de restaurar a ordem, entre elas:




·         Tetrarquia- instituída durante o governo do Imperador Diocleciano, mas não deu certo.
·         Édito Máximo- também instituído no governo de Diocleciano, contava com o tabelamento de preços de todos os produtos. Mas gerou desvalorização monetária e não deu certo.
O Imperador Constantino, decide colocar duas capitais no Império. No lado Ocidental a capital era Roma. Já no lado Oriental a capital era Bizâncio, que depois ficou conhecida como Constantinopla.
Ele também instituiu o Édito de Milão (313) que deu liberdade de culto aos cristãos.
Tempos depois, o Imperador Teodósio implantou a Lei Tessalônica (380) que fiscalizava o cristianismo em Roma, mais precisamente, a Igreja Católica.
Durante seu governo ocorreu o Cisma do Império Romano, de um lado (Ocidente) ficou Roma e de outro lado (Oriente) o Império Bizantino (=Constantinopla).
A crise econômica, gerada pela crise de abastecimento, crise do escravismo, inflação alta... Juntamente com o aumento das invasões Bárbaras, agora violentas, contribuíram para a invasão de diversos povos e com a invasão dos Hérulos, derrubando Rômulo, em 476 d.C. Roma caiu. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário