segunda-feira, 9 de maio de 2016

Revisão de História- Revolução Russa (Revolução Bolchevique)- ENEM 2017

Oi gente! Tudo tranquilo? Hoje eu trago para vocês um assunto que eu amo demais: Revolução Russa ou Revolução Bolchevique ou até, Revolução de 1917. Vale ressaltar que essa é uma GRANDE aposta para a prova de Humanas do Exame Nacional do Ensino Médio, visto que neste ano completa-se 100 anos da Revolução. Espero que a revisão seja útil e que vocês aprendam mais. Qualquer dúvida já sabem o que fazer, estarei esperando. Beijão e bons estudos.

Com o advento da Revolução Industrial e a ascensão do capitalismo alguns grupos sentiam-se explorados e tinham a necessidade de viver em uma sociedade mais igualitária. Os russos começaram a pensar assim e, por conta disso, começou a efervescer um sentimento revolucionário.


v Antecedentes:

·        Czarismo- Rússia vivia dentro de um modelo de governo absolutista, que começava a desagradar boa parte da população;
·        Ochrama- polícia política que controlava o ensino, a imprensa e os tribunais;
·        Feudalismo- no começo do século XX a Rússia ainda era um país extremamente agrário; o que, tempo depois, causou fome e desigualdade. Os trabalhadores rurais viviam em extrema pobreza e mesmo assim tinham de pagar altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II.
·        Industrialização Frágil- por grande parte de a população viver no campo  e as atividades econômicas serem rurais, a industrialização russa era muito frágil;
·        Guerra da Manchúria (1904)- conflito entre Japão e Rússia. Este conflito desorganizou a economia, piorando a situação dos operários e camponeses. A derrota acirrou os ânimos contra o Czar.
·        Primeira Guerra Mundial- faltavam alimentos na Rússia czarista, empregos para os trabalhadores, salários dignos e democracia. Mesmo assim, Nicolau II jogou a Rússia numa guerra mundial. Os gastos com a guerra e os prejuízos fizeram aumentar muito a insatisfação popular com o czar.

Em meio a tudo isso, surgiam grupos que visavam a derrubada do imperador. Entre essas forças, destacava-se:
·        Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR), fundado em 1898. Em 1903, o POSDR se dividiu:
®    Bolcheviques- liderados por Lenin. Acreditavam que a revolução deveria ser dirigida pela classe operária, em aliança com os camponeses e que por meio da luta armada se chegaria ao poder.
®    Mencheviques- liderados por Martov. Acreditavam que a revolução deveria ser dirigida pela burguesia e se chegaria ao poder por vias pacíficas, como as eleições.

Ou seja, o que as separava eram as divergências de ordem política e de caráter tático.

Além dessas duas visões sobre a revolução, havia uma terceira: a de Trotski, que formulava uma teoria conhecida como “Revolução Permanente”. Ele concordava com os Bolcheviques, mas acrescentava que, ao chegar ao poder, a classe operária deveria fazer sua própria revolução.


v Domingo Sangrento- “Ensaio Geral”:
Em 1905, quando se tornou evidente que o czarismo não traria saldos positivos, diversas revoltas explodiram em território russo. Ascendia, então, o processo revolucionário na Rússia. Os operários estavam revoltados com os baixos salários, com a fome, com a desigualdade e com a exploração.

Em janeiro de 1905, um movimento pacífico, liderado pelo padre George Gapon, deslocou-se em direção ao Palácio de Inverno, em São Petersburgo.

Os manifestantes levavam um documento destinado ao czar Nicolau II, pedindo melhores condições de vida e trabalho, Reforma Agrária e a constituição de uma Assembleia Nacional.

Apesar do tom pacífico da manifestação, a guarda nacional abriu fogo contra os manifestantes, matando centenas deles, o que serviu para aumentar ainda mais a impopularidade do imperador.

Depois do massacre, o imperador acabou tendo noção do que havia feito e das consequências de tal ato. Em uma tentativa de amenizar a situação, ele criou um Parlamento, conhecido por DUMA.

v A Revolução de Fevereiro (Menchevique):
Aos poucos, os partidos políticos e as agremiações de classes ganharam apoio popular e legitimidade.
Em fevereiro de 1917, ocorreram diversos protestos que pediam, sobretudo, a saída de Nicolau II do poder.
Os revoltosos tomaram as fábricas, ocuparam instituições oficiais, passaram a controlar o deslocamento de trens e se aproximaram das forças oficiais insurgentes.
Em decorrência desses acontecimentos, o Czar Nicolau II foi deposto no final daquele mês.
De imediato, foi constituído o Soviete de Petrogrado, uma espécie de Parlamento Proletário, que passaria a disputar o poder na capital. Além disso, também passou a combater a DUMA.
Por outro lado, a DUMA elegeu o governo provisório, com o objetivo de reestabelecer a ordem. Pretendia, também, consolidar o regime monárquico constitucional e tinha como líder Lvov, sob influência de Alexander Kerenski.
Apesar do desejo de paz que animava grande parte da população, o novo governo decidiu permanecer na Grande Guerra. 
Somado a esses fatores, tem-se o fato de que os exilados passaram a retornar ao território russo, como Vladimir Lenin, banido após a Revolução de 1905.


v Teses de Abril e os Bolcheviques:
Em abril de 1917, Lenin retornava do exílio.
Ao chegar em Petrogrado começou a propagar ideias marxistas. Tais ideias se concretizaram com um texto intitulado “Teses de Abril”, que exigia:
·         Paz- saída da Rússia da Guerra;
·         Pão- distribuição alimento;
·         Terra- Reforma Agrária.

Contudo, as Teses não foram bem repercutidas entre os conservadores, já que instigava agitações dos camponeses e operários contra o governo provisório.
Aos poucos, grupos liderados por revolucionário e bolcheviques passaram a almejar “todo o poder aos sovietes, aos operários e aos camponeses”. Em meio a tudo isso, ascendia a figura de Leon Trotski, importante na liderança bolchevique.
Para tal organização, era necessário seguir o curso da revolução a fim de consolidá-la. Mas, para isso, era preciso superar o controle político exercido pela DUMA.

v Revolução de Outubro (Bolchevique):
Na noite de 24 de outubro de 1917, os bolcheviques assumiram o controle de Petrogrado, obrigado Kerenski a fugir.
Para ocupar o poder, foi constituído o Conselho dos Comissários do Povo, presidido por Lenin, que proclamou o nascimento da República Soviética Russa, em 26 de outubro de 1917.
Logo se realizou o Congresso dos Sovietes, que tomou medidas bastante importantes:
·         Articulação para a assinatura do Tratado de Brest-Litovski (assinado com a Alemanha, garantia a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial);
·         Prisão das lideranças políticas ligadas à monarquia absolutista.

v A Guerra Civil (1918-1921):
Após a revolução Bolchevique, o Exército Branco (mencheviques, membros da nobreza, oficiais ligados ao Czar) – apoiado pela Inglaterra e França - tentou desarticular a escalada de poder dos revolucionários.
O receio dos países que apoiavam tal Exército era que fossem disseminadas ideias socialistas pela Europa.
Apesar do apoio de potências europeias, o Exército Branco não obteve êxito no enfrentamento contra o Exército Vermelho, que tinha um forte apoio popular.
Após vários conflitos e mortes, em 1921, a guerra civil chegou ao fim com vitória do Exército Vermelho.

A Guerra civil durou três anos e causou um enorme estrago: reduziu a produção agrícola à metade, milhões de pessoas foram mortas e a produção industrial caiu. Diante dessa situação, o governo instituiu um Comunismo de Guerra, em que todos os setores da economia foram estatizados.

A partir de então, começaram greves operárias em Petrogrado e nessa época todos os partidos políticos foram proibidos, ou seja, a Rússia virou um Império de um único partido: o Partido Comunista. Os Bolcheviques acreditavam que a revolução na Rússia daria início a um processo internacional, mas não foi o que aconteceu, e eles estavam contando com isso para poder implantar melhor o socialismo na Rússia. Tendo isso em vista, que nenhuma outra revolução socialista deu certo, eles tinham que tomar uma decisão para garantir o sucesso da implantação na Rússia e então eles implantaram a Nova Política Econômica (NEP), idealizada pelo Lenin, com o objetivo de estimular a agricultura, combater a fome e aumentar o vínculo dos comunistas com os camponeses. Junto a NEP, foram estabelecidas algumas decisões:
·        Direito a pequena propriedade privada;
·        Pequeno retorno da economia de mercado para que os socialistas pudessem avançar em um futuro próximo (“um atrás para depois dar dois à frente”).

Em 1922 foi instituída uma nova constituição, onde as diversas repúblicas passaram a formar a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).


Nenhum comentário:

Postar um comentário